10 dicas para não se perder ao viajar

Estilo de vida

Parte da diversão de viajar é experimentar coisas novas. Mas eu poderia ter passado sem uma experiência – me perder na Praça da Paz Celestial. Continue lendo para conhecer 10 dicas de como não se perder na hora de viajar .

Eu tive meu quinhão de aventuras enquanto viajava, desde ser expulso de um cassino de Las Vegas , ser detido na Nicarágua , até pegar carona na parte de trás de uma van branca dirigida por um cara que parecia ter saído do filme Libertação .

Mas nunca senti medo ou pânico. Até que me perdi em uma cidade grande.

Perder-se na Praça da Paz Celestial

Viemos a Pequim para uma corrida de milhagem. Meus amigos e eu adoramos nosso status American Airlines Executive Platinum. Então Laura, Tammy e eu reservamos um voo para Pequim para ganhar milhas suficientes para manter esse status.

Embora estivéssemos aqui no fim de semana, queríamos ver tudo!

Meu amigo Russ (para quem faço reservas de convidados de honra ) me deu o nome de um guia FANTÁSTICO, Lei Li, também conhecido como Girassol da Sunflower Tours China .

Como o Sunflower estava nos acompanhando o tempo todo em Pequim, não recebemos um cartão SIM local. Portanto, nenhum de nossos telefones tinha serviço.

Cedo na manhã seguinte, encontramos o Girassol e fomos para a Praça da Paz Celestial.

O food truck no meio da Praça da Paz Celestial me intrigou. Um símbolo do capitalismo no que era o lugar de Mao. Eu me virei para meus amigos: “Vou tirar uma foto rápida daquele caminhão de comida”.

Dei 15 passos em direção ao caminhão e tirei duas fotos. Demorou dois minutos. Mas quando olhei para trás em direção aos meus amigos, eles tinham ido embora.

Cercado, mas sozinho

Eu estava entre milhares de pessoas, mas me perdi na Praça da Paz Celestial.

Um mar de gente, mas ninguém que eu reconhecesse. Vestida com cores escuras, era difícil distinguir quaisquer características definidoras. Meus amigos e eu estávamos vestidos de forma semelhante. Era como procurar uma agulha no palheiro.

Sem um telefone funcionando, não tinha como entrar em contato com ninguém.

Não pude pedir ajuda porque não falo chinês e todos ao meu redor eram chineses.

O dia tinha acabado de começar e eu estava sozinho.

Eu viajo sozinho 99% do tempo. Mas viajar sozinho propositalmente e se perder quando você está com um grupo são coisas completamente diferentes.

O pânico começou a se insinuar. Devo me mexer? Eu fico parado?

Comecei a caminhar em direção à Cidade Proibida sem saber se ou quando veria meus amigos novamente naquele dia. O tempo todo ainda olhando em volta, na esperança de localizá-los.

Minutos se passaram. Parecia uma eternidade.

Uma ideia ocorreu. Encontre um grupo de turistas ingleses com um guia chinês. Examinei a multidão ansiosamente.

Devo ter parecido uma louca à beira da histeria. Correndo em direção a eles, pedi ajuda explicando que havia me separado do meu grupo, não tinha serviço de celular e precisava ligar para o meu guia.

Antes que o telefone pudesse conectar, eu me virei e lá estavam Tammy, Laura e Sunflower.

Aqueles dois minutos tirando fotos causaram vinte e oito minutos de inquietação. Felizmente, o resto da viagem foi tranquilo.

10 dicas para não se perder ao viajar

Perder-se durante uma viagem pode ser assustador. Para que você não se depare com uma situação parecida, aqui vão 10 dicas de como não se perder na hora de viajar.

1. Aprenda o idioma ou frases-chave

É uma boa ideia aprender o idioma ou as frases-chave dos lugares que você está visitando. Você pode pesquisar frases comuns no Google ou, se estiver viajando por um longo período de tempo, obter uma assinatura do Rosetta Stone.

2. Obtenha um SIM local

Esta foi uma das poucas viagens em que não recebi um SIM local. Depois dessa viagem, sempre comprei um SIM local.

Já ouvi falar muito bem do Google Fi. Meu amigo Steve usa, mas eu sou uma garota da Apple. Agora tenho o TMobile no meu telefone antigo e o uso quando viajo.

3. Leve um carregador de telefone

É uma boa ideia levar um carregador de celular ao viajar. Tirar fotos ou vídeos e usar o Google Maps pode esgotar sua bateria.

4. Faça um plano

Ao viajar com amigos, faça um plano caso alguém se perca ou queira sair por conta própria. Marque um horário e um local para se encontrar.

5. Avise alguém sobre o seu itinerário

Como viajo sozinho na maioria das vezes, sempre deixo alguém saber meu itinerário. Deixo uma cópia impressa para Jeff em casa, mantenho uma cópia no meu telefone no Dropbox e deixo uma cópia impressa no meu quarto de hotel (pior cenário).

6. Leve algum dinheiro

Ter algum dinheiro local dá a você a opção de pegar um táxi ou transporte público para o hotel em vez de caminhar.

7. Pegue um cartão de visita do hotel

É uma boa ideia pegar um cartão de visita do seu hotel. Alguns cartões, especialmente os da China, têm instruções em chinês no verso. Isso facilita o retorno ao hotel.

8. Conheça a Localização da Embaixada

Conheça a localização da Embaixada para onde vai viajar. Porque tudo pode acontecer. Se você perder seu passaporte, há um desastre natural ou agitação civil.

9. Peça ajuda

Se estiver perdido, peça ajuda. Use o bom senso e seja cauteloso com quem você aborda.

10. Inscreva-se no STEP


Antes de partir para uma viagem internacional, inscrevo-me no STEP (Smart Traveler Enrollment Program). É grátis, fácil de se inscrever e permite que a Embaixada dos EUA saiba quais países você está visitando e onde está hospedado. Também é uma boa ideia comprar um seguro viagem. Sou um grande fã do Travel Guarde os uso exclusivamente.

Você já se perdeu durante uma viagem? O que você fez?

Fixe isso em seus painéis de dicas de viagens e viagens:


Descubra mais sobre Empreender e viver

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.