Como escolher um nicho rentável para seu blog

Negócios

Uma das perguntas que costumo receber muito no e-mail é: como escolher um nicho rentável para seu blog e qual eu indico. Essa é uma pergunta difícil de responder, porque a escolha do nicho é algo muito pessoal.

Os meus conhecimento, experiências e gostos são diferentes. E estes são fatores que influenciam diretamente na escolha. Antes de começar a criação do blog, é necessário que você planeje qual conteúdo que será abordado nele. Esta etapa é importantíssima para o crescimento do seu negócio.

O que é nicho.

Nicho se refere a área de atuação do seu negócio, ou seja, é o seguimento com o qual o seu blog abordará.

É uma das etapas mais importantes, já que sua marca irá girar em torno do seu nicho. Além disto, ter um nicho é importantíssimo para o plano de marketing e tomada de decisões.

Não tenha medo de especificar o seu nicho, pois apesar de restringir o seu conteúdo para uma pequena parcela de pessoas, você terá muito mais facilidade em se destacar e agregar valor.

Além de ter um número muito menor de concorrentes, você encontrará um público que dá muito mais valor aos seus serviços e/ou produto.

Veja alguns exemplos entre a diferença entre os tipos de nicho:

  • Nichos globais: receitas
  • Nicho específico: receitas veganas
  • Micro nichos: receitas veganas para festa

Porque você precisa de um nicho.

Alguns blogs fazem sucesso falando sobre diversos assuntos, mas tenha em mente que eles são a exceção e não a regra. Muitos deles bombaram no início da blogosfera, onde a concorrência era pouca e não se sabia muito sobre ganhar dinheiro com blog.

Blogueiras que estão começando podem ter muito mais sucesso começando com um blog nichado. Você pode incluir futuramente, se quiser, assuntos que estejam relacionados de alguma forma.

Qual os maiores erros das blogueiras:

Não se preocupe, é perfeitamente normal cometer alguns (ou até mesmo todos) os erros citados abaixo. Eu mesma cometi muitos até aprender tudo o que sei hoje.

  1. Escrever sobre um assunto que a pessoa não tenha conhecimento:
    A tendência é que seus posts sejam fracos e com ausência de informações importantes. Além de prejudicar o crescimento no início, a longo prazo pode encontrar dificuldades para continuar escrevendo. Caso escolha um assunto que você goste, mas não saiba muito sobre, recomendo realizar cursos para se especializar.
  2. Não ter um nicho e falar sobre tudo um pouco:
    É possível crescer e ganhar dinheiro falando sobre tudo um pouco, mas é extremamente difícil. Tente começar com um blog nichado.
  3. Achar que ganhará dinheiro com o blog do dia para noite:
    Tenha calma. Um blog pode demorar para dar lucro. Planeje e trabalhe com dedicação dentro do nicho que escolheu, e o lucro será consequência, fruto do seu trabalho.

 

1. Escolha um tema que você goste

Ao se tornar empreendedor você irá dedicar grande parte do seu tempo e energia ao seu negócio. Você precisa ser apaixonada pelo o que irá escrever, caso contrário, irá se cansar rapidamente e sua motivação irá desaparecer.

Quando você encontra um nicho que ame falar sobre, você se sente realizado com o seu trabalho.

Além disto, você não terá preguiça para obter mais conhecimentos, seja indo em palestras ou realizando cursos, pois é algo que você sente prazer em saber mais sobre.

2. Observe a concorrência

O que você faz melhor do que a concorrência? Você obrigatoriamente precisa ter uma força (strength) que o diferencie dos outros blogs do mesmo nicho, ou nichos similares.

Além disto, também é possível analisar a concorrência de uma palavra-chave através do planejador do Google.

Para testar a ferramenta, continuei com o exemplo de receitas veganas:

  1. Na parte de busca digitei “receitas veganas”
  2. Disponibilizará informações referente ao volume de pesquisa e concorrência
  3. Abaixo a ferramenta disponibilizará uma lista de sugestões de palavras-chave

3. Analise a quantidade de pessoas interessadas no seu tema

Tem que existir pessoas interessadas sobre o que você abordará em seu blog. E mais do que isto, analise se a sua força (diferencial), é realmente algo que chamarão a atenção deles.

Lembre-se que blogs são criados para resolver problemas.

Utilize o planejador do Google mostrado anteriormente para procurar palavras-chave que tenham uma chance maior de trazer um melhor resultado para o seu negócio.

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