Como montar uma loja de cosméticos?

Ideias de negócios

Você sabia que o negócio de cosméticos é um dos setores que mais cresce no Brasil? Comece a empreender agora mesmo e saiba como montar uma loja de cosméticos! Como montar uma loja de cosméticos?

O Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo. Desse modo, o mercado de beleza é um setor que costuma se manter estável mesmo em momentos de crise – como comprova o “efeito batom”, derivado do original em inglês “lipstick index”.

Cunhado pelo empresário da área de cosméticos Leonard Lauder, o efeito batom refere-se à tendência das vendas do produto aumentarem em períodos de recessão, já que o batom é dos itens de maquiagem mais acessíveis aos consumidores.

Mas você já pensou em como montar uma loja de cosméticos?

É certo que para ter sucesso neste negócio, o empreendedor precisa estar atento às principais tendências, conhecer bem seu público e ter um bom planejamento.

Por isso, confira agora mesmo as principais dicas sobre como montar uma uma loja de cosméticos da melhor forma possível.

Como montar uma loja de cosméticos?

Antes de aprender como montar uma loja de cosméticos, o primeiro passo é sempre conhecer o mercado onde estará inserido. Isso inclui conhecer os números e tendências do setor, seus produtos, públicos consumidores, ou seja, quanto mais informação, mais bem planejada sua loja estará. Vamos falar um pouco sobre eles.

Números do setor

Os números do setor de cosméticos já vêm mostrando uma tendência de crescimento no país há alguns anos.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de beleza e estética cresceu desde 567% no Brasil desde 2013, seguindo uma tendência média de 2% ao ano. Sozinho, este mercado movimentou R$ 47,5 bilhões no país em 2018

Em relação aos produtos mais rentáveis deste setor, os perfumes e fragrâncias são campeões de vendas, tendo faturado US$ 6,4 bilhões em 2016 – um crescimento 80% entre os anos de 2011 e 2016.

Em segundo lugar estão os produtos para cabelos, que atingiram US$ 5,9 bilhões em vendas em 2016, mas vem perdendo espaço para os produtos masculinos, cujo faturamento chegou US$ 5,6 bilhões no mesmo ano, tendo dobrado de tamanho no período de 2011 a 2016.

A previsão é que este mercado voltado especificamente ao público masculino atinja US$ 7,6 bilhões em vendas em 2021.

Produtos

Para saber como montar uma loja de cosméticos, é necessário entender os produtos que podem ser vendidos.

O setor de cosméticos possui uma grande variedade de produtos e segmentos. Por isso, é preciso conhecer bem cada um deles para saber o que não pode faltar na sua loja.

Esses são os itens essenciais que uma loja de cosméticos deve ter em suas prateleiras:

  • Higiene: sabonetes, desodorantes, sais de banho, talcos, lenços, escovas, buchas, toucas
  • Cabelos:  shampoos, condicionadores, óleos, cremes de hidratação, reparadores, tinturas
  • Manicure: esmaltes, bases, removedores, alicates, palitos, algodão, lixas
  • Cuidados com a pele: cremes hidratantes, esfoliantes, depilatórios, de massagem, ceras para depilação
  • Maquiagem: bases, pó compacto, corretivos, rímel, sombras, delineador, batom, demaquilante, lápis
  • Perfumaria: marcas conhecidas e estrangeiras, como Dolce & Gabana, Ferrari,  Azzaro, Carolina Herrera, entre outros

Para ter esses produtos básicos, você deve considerar um investimento em estoque entre R$ 18 mil e R$ 30 mil em seu planejamento, como veremos mais adiante.

Público

Com tantos produtos disponíveis, o público consumidor de uma loja de cosméticos também é muito abrangente, com diversos nichos a serem explorados.

Pessoas de todas as idades e gêneros podem entrar em sua loja buscando produtos mais acessíveis ou de luxo, das mais diversas categorias.

O ideal é que você foque em um nicho para começar e invista em mercadoria de qualidade, com bastante variedade de marcas para agradar seu público-alvo.

Lembre-se que além do estoque, a definição deste público também definirá a escolha da localização do seu negócio.

Exigências legais

Saber como montar uma loja de cosméticos também passa pela parte legal.

É preciso providenciar a formalização da empresa com enquadramento de atividade neste setor.

Dependendo do porte e do número de funcionários que a loja terá, você pode optar pelo MEI, que tem um processo de abertura mais simples.

Por padrão, o procedimento de abertura de uma loja de cosméticos exige registros na Junta Comercial, Receita Federal (cadastro de CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeitura, INSS e Sindicato Patronal.

A loja terá que passar ainda por vistoria dos bombeiros e da Prefeitura para receber o Alvará de Funcionamento.

Também é importante ficar atento às normas da vigilância sanitária, da Anvisa e ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Escolha a localização

O ponto de venda é uma das escolhas mais importantes quando se pensa em como abrir uma loja de cosméticos.

A localização ajuda a definir quem será seu público-alvo e vice-versa, e é a partir dessas duas escolhas que você determinará os produtos que vai vender e para quem.

Neste segmento, o ponto comercial é muito importante pois a maioria das pessoas torna-se cliente por passar em frente à loja.

Então escolher uma boa localização é parte essencial para entender como montar uma loja de cosméticos.

Procure uma área comercial bem movimentada, considerando tamanho e reformas possíveis ou necessárias para o prédio, assim como valores de aluguel ou compra do imóvel, sempre avaliando o custo-benefício para o seu negócio.

Não se esqueça que o local deve ter espaço não somente para o salão de exposição de produtos, mas também para uma área administrativa, estoque e banheiros. Fique atento também à concorrência, acessibilidade e segurança da região.

Tenha um bom plano de negócios

Depois de estudar o mercado e escolher o seu ponto comercial, você já tem elementos para começar a elaborar um bom plano de negócio e saber como montar uma loja de cosméticos.

Mas pode onde começar? Veremos alguns itens essenciais desse planejamento:

Custos e investimentos

Crie uma planilha com todos os gastos que você terá para montar e manter sua loja: o estoque inicial, aluguel ou compra de imóvel, investimentos em reformas e decoração, móveis, equipamentos, funcionários, contas mensais (luz, água, internet, telefone) e capital de giro para o negócio funcionar até começar a ter fluxo de caixa.

Somente assim você terá certeza do quanto investiu e poderá determinar metas de rendimento para a loja, assim como avaliar lucratividade, precificação, retorno do investimento e demais índices que ajudarão a retomar a atualizar seu plano de negócios sempre que necessário.

Estrutura

A estrutura da sua loja dependerá do porte do seu negócio, porém alguns itens básicos não podem faltar no seu ponto de venda:

  • vitrine
  • prateleiras, displays e gôndolas
  • balcões e mesas
  • cadeiras e poltronas
  • cestas
  • caixa e computador (com software específico)
  • máquinas de cartão
  • impressora de nota fiscal

Estes são os equipamentos básicos para começar uma loja de cosméticos em um salão médio de 45m2. É claro que a quantidade pode variar de acordo com o tamanho da sua loja.

Pessoal

Este item também dependerá do tamanho da sua loja. Para um estabelecimento de pequeno porte, estima-se para começar um número de cinco funcionários,  além do empreendedor. São eles:

  • vendedores
  • operador de caixa
  • esteticista
  • assistente administrativo

Conforme a necessidade ou expansão da loja, considere também a contratação de profissionais da área financeira e contábil (internos ou externos), gerência e marketing.

Fornecedores

A escolha dos fornecedores é muito importante para a manutenção/reposição do estoque, variedade e qualidade da mercadoria. Por isso, dificilmente um único fornecedor conseguirá atender toda sua demanda.

Sendo assim, separe uma lista de bons fornecedores de diferentes marcas e comece a filtrar por preço, qualidade, prazo de entrega e formas de pagamento de cada um. Feito isso, negocie entre as opções até que chegue nas melhores condições entre no mínimo três empresas.

Mantenha uma lista atualizada e monitore seus fornecedores, avaliando sempre os preços praticados pelo mercado, prazos e capacidade de entrega.

Tente negociar com os fornecedores de confiança o máximo possível, mas troque se estiverem falhando no atendimento e condições em geral.

O que saber sobre franquias

Entender todos os trâmites e possibilidades sobre como montar uma loja de cosméticos pode não ser fácil. Por isso, investir em uma franquia pode ser uma opção.

Por meio dela, você conta com o know-how e apoio de uma marca consolidada e um modelo de negócio já testado no mercado.

Você não começa seu negócio do zero, tem assessoria da franqueadora, desde o layout da loja, a identidade visual até o material de marketing, além de fornecedores e produtos exclusivos.

O investimento em uma franquia varia de acordo com a marca escolhida e o tamanho da loja.

Por exemplo, para montar uma franquia O Boticário, a maior do segmento com mais de 3 mil unidades,  o investimento começa em R$ 85 mil e pode ir até R$ 1,35 milhão, com rendimentos médio de R$ 125 mil por unidade.

Existem muitas outras franquias disponíveis no segmento, então vale pesquisar bem para ver qual se encaixa melhor no seu perfil.

Por outro lado, se você busca liberdade para montar a loja do seu jeito e oferecer uma variedade de marcas para seus clientes, a franquia deixa de ser uma opção.

Neste caso, opte por abrir uma loja própria e faça um bom plano de negócios para ter sucesso no empreendimento.

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