PRIMEIRO PASSO
Em primeiro lugar, sua loja precisa ter um nome, que será a marca da sua empresa. Caso você ainda não tenha definido, faça uma lista para escolher o melhor nome .
- Seja claro. Tanto o som quanto a sensação que o nome do seu negócio transmite devem sugerir exatamente o que a sua marca é.
- Faça o nome vender a identidade da marca.
- Crie um nome fácil de lembrar.
- O nome deve ser curto.
- Escolha um nome fácil de soletrar.
- De olho nas tendências.
- Seja único
Ainda nessa primeira etapa, você precisa ter um domínio, portanto, verifique se já existe algum domínio com o nome da sua empresa.
SEGUNDO PASSO
Com o domínio registrado, você precisa escolher sua plataforma virtual. Nada de uma plataforma gratuita, pois recomendamos alugar uma plataforma pra já ter todas as disponibilidades que você precisa e também ter suporte quando for precisa.
TERCEIRO PASSO
Aqui você precisa conectar o domínio que você registrou à sua loja virtual. Você precisa configurar o seu domínio na plataforma, e certamente dentro da plataforma tem um passo a passo pra você fazer isso.
QUARTO PASSO
Antes de começar a fazer os produtos, você precisa desenhar quais são as categorias de produto dentro da sua loja virtual. A minha dica é entrar em alguma loja virtual do seu nicho ou similar pra ter uma ideia de quantas e quais são as categorias pra sua loja.
Pense em um título adequado para o produto, que reflita bem o que o produto é, colocar uma ou várias imagens de qualidade dentro da plataforma, mostrando detalhes e quais são os usos e diferenciais desse produto. Dica: use vídeos pra descrever esse produto e elabore uma boa descrição.
Dentro do cadastro você também consegue definir o título e a descrição para SEO e qual o estoque que você tem pra esse produto, além de ver o que acontece dentro da plataforma quando o estoque zera.
Como montar uma loja virtual passo a passo
QUINTO PASSO
Agora você vai configurar os meios de pagamento e os meios de envio. Eu recomendo pra você começar com MercadoPago, PagSeguro, Paypal para boletos bancários. Por meio de envios, para você começar os Correios são ainda a melhor alternativa. Pra você economizar seu custo de frete, você pode fazer um contrato com os Correios para ter uma tabela diferenciada.
SEXTO PASSO
Com tudo configurado, o sexto passo é configurar a parte visual da sua loja. Você precisa de repente posicionar melhor os produtos na vitrine, e os principais diferenciais da sua marca, incluir sua logo, mudar as cores para ter a identidade visual da sua marca, ou até mesmo comprar um template personalizado pra sua loja.
SÉTIMO PASSO
Agora que a sua loja virtual está configurada, você precisa gerar tráfego pras pessoas encontrarem sua loja e você começar a ter uma explosão de vendas.
Aprenda a fazer doces gourmet ♥
Descubra mais sobre Empreender e viver
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.