Dominado por mãos femininas, o segmento da culinária é imune às frustrações da economia. Veja algumas dicas de como ter seu negócio em casa para fazer sucesso. Dicas de como ter seu negócio em casa
Numerosos exemplos confirmam a ideia de que, quando se atua com competência, a maioria dos negócios na área de alimentação tem tudo para fazer sucesso.
De pães de queijo a cesta de café da manha, de compotas caseiras a pizzas para viagem. O leque de opções é praticamente inesgotável – e em mais de 90% dos casos, à frente dos negócios está uma mulher.
Contudo, se existem muitas oportunidades, é preciso seguir algumas exigências para não ter problemas futuros.
Cuidados a serem tomados:
Em primeiro lugar, estão as exigências legais. A cozinha para preparação dos alimentos, por exemplo, deve ter paredes azulejadas até a altura mínima de 1.80 metro e não pode ser a mesma utilizada pelos moradores da casa.
Se o produto for vendido em supermercado, terá de ser analisado pelos órgãos competentes do Ministério da saúde.
As embalagens devem conter a relação dos ingredientes empregados, a identificação do fabricante, a data de fabricação e o prazo de validade. Nessa área em especial, é intensa a fiscalização da Vigilância Sanitária.
E não vale a pena deixar de cumprir todas essas normas legais para ter seu negócio em casa.
A concorrência
Numa segunda frente, quem trabalha com alimentos deve estar preparado para enfrentar forte concorrência. O candidato a empresário não pode, portanto, se dar o luxo de correr muitos riscos.
Apenas ingredientes de excelente qualidade e um rigoroso controle de produção, armazenamento e comercialização serão capazes de garantir que o salgadinho, os antepastos, o bolo de festas de pão de queijo, a marmita ou os fios de ovos chegarão ao consumidor final em perfeito estado – um único descuido pode fazer a receita do empreendimento desandar.
Cumpridos todos esses requisitos, no entanto, quem tem “boa mão” para a cozinha ou um leque de receitas originais encontrará pela frente um mercado faminto por bons produtos. E uma fonte de lucros para lá de apetitosos.
Então o que está esperando, Bora lá. rsrs
Descubra mais sobre Empreender e viver
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.