Comer alimentos saudáveis não significa desistir de seus alimentos favoritos. Suas receitas favoritas podem ser adaptadas facilmente para fornecer uma alternativa mais saudável.
Por exemplo, panelas antiaderentes podem ser usadas para reduzir a necessidade de óleo de cozinha. Os vegetais também podem ser colocados no micro-ondas ou cozidos no vapor em vez de fervidos para manter uma nutrição valiosa.
Existem muitas maneiras de tornar as refeições mais saudáveis. Você já se perguntou por que mesmo depois de fazer esforços extras, você não consegue deixar sua comida crocante o suficiente? Bem, existem certos truques de fritura que podem fazer ou quebrar a receita. Aqui estão algumas dicas que salvam vidas e que irão ajudá-lo a tornar a comida mais crocante e saborosa. Portanto, da próxima vez que planejar fazer um prato frito, certifique-se de seguir estes truques.
Cozimento com baixo teor de gordura
As sugestões incluem:
- Se precisar usar óleo, experimente sprays de cozinha ou aplique uma pequena quantidade de óleo com um pincel.
- Cozinhe em líquidos (como caldo, vinho, suco de limão, suco de frutas, vinagre ou água) em vez de óleo.
- Use iogurte com baixo teor de gordura, leite com baixo teor de gordura, leite desnatado evaporado ou amido de milho em vez de creme em molhos ou sopas.
- Ao dourar os legumes, coloque-os em uma frigideira quente e borrife com óleo, em vez de adicionar o óleo primeiro à frigideira. Isso reduz a quantidade de óleo que os vegetais absorvem durante o cozimento.
- Uma alternativa para dourar os legumes na frigideira é cozinhá-los primeiro no micro-ondas e depois torrá-los na grelha por um minuto ou dois.
- Use pesto, molhos, chutneys e vinagres no lugar de creme de leite, manteiga e molhos cremosos.
Racks de resfriamento
Se você costuma fazer frituras em casa, um rack de resfriamento é o investimento ideal para você. Muitas vezes, depois de fritar alimentos em casa, você os transfere para um prato coberto com lenços de papel ou papel toalha para escorrer o excesso de óleo. Os tecidos podem absorver o óleo, mas também deixam a comida encharcada. Esses racks de resfriamento não apenas drenam o óleo, mas também fornecem ar suficiente para que os alimentos esfriem. Isso, por sua vez, torna a comida mais crocante.
Cortando o sal
- O sal é um realçador de sabor comum, mas pesquisas sugerem que uma dieta rica em sal pode contribuir para uma série de problemas de saúde , incluindo pressão alta. Sugestões para reduzir o sal incluem:
- Não adicione sal automaticamente à sua comida – experimente primeiro.
- Adicione um pouco de azeite, vinagre ou sumo de limão perto do fim da cozedura ou aos legumes cozidos – pode realçar os sabores da mesma forma que o sal.
- Escolha vegetais frescos ou congelados, pois vegetais enlatados e em conserva tendem a ser embalados com sal.
- Limite o consumo de carnes processadas salgadas, como salame, presunto, carne enlatada, bacon, salmão defumado, salsicha e pão de frango.
- Escolha pão com sal reduzido e cereais matinais. Pães e cereais são uma importante fonte de sal na dieta.
- O sal iodado é o melhor. Uma das principais fontes dietéticas de iodo são os alimentos vegetais.
Evite sobrecarregar o óleo
Ao fritar alimentos em casa, o erro mais comum que a maioria de nós comete é sobrecarregar o óleo. Adicionar muitos pedaços na panela ao mesmo tempo pode não apenas diminuir a temperatura, mas também fazer com que a comida grude no fundo ou nas laterais. Isso fritará os alimentos de maneira desigual, o que nunca deixará o exterior crocante. É melhor fritar em pequenos lotes para obter alimentos uniformemente cozidos e crocantes.
Mantenha as gorduras no mínimo
Escolha carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura e limite os alimentos processados para minimizar as gorduras ocultas. Nozes, sementes, peixe, soja, azeitonas e abacate são opções mais saudáveis porque incluem os ácidos graxos essenciais de cadeia longa e essas gorduras são acompanhadas por outros bons nutrientes.
Coisas para lembrar
- Em muitos casos, as receitas favoritas podem ser modificadas para oferecer um menor teor de gordura.
- Escolha cozinhar no vapor, assar, grelhar, refogar, ferver ou colocar no micro-ondas seus alimentos, em vez de fritá-los.
- Use panelas antiaderentes.
- Microondas ou vaporize seus legumes em vez de fervê-los para reter os nutrientes.
Descubra mais sobre Empreender e viver
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.