O que é marketing digital

O que é marketing digital

Negócios

O que é marketing digital? Marketing digital é uma extensão do marketing que envolve ações dentro do ambiente digital. E aí estamos falando de sites, blogs, redes sociais, vídeos do Youtube, emails…

praticamente tudo que envolva a internet.

Na década de 90, ocorreu um aumento pesado do investimento na criação e venda de sistemas para aprimorar o contato das empresas com os funcionários e os clientes através do ambiente digital.

E, nos anos 2000… bem, aí muita gente já estava na internet, o Google já dava as cartas na web e também começaram a surgir as primeiras grandes redes sociais.

Vantagens do marketing digital

Por exemplo, por não lidar com impressão em papel ou veiculação em grandes emissoras, o processo de produção do marketing digital é mais rápido.

Mas não para por aí: o marketing digital também ganha pontos por ter um sistema de acompanhamento de resultados melhor e mais preciso do que o de qualquer meio offline. Além disso, se algo der muito errado ou muito certo em sua campanha, é possível fazer correções ou aperfeiçoamentos com ela ainda em andamento.

Por isso, o marketing digital é a melhor maneira de aumentar a visibilidade da sua marca e gerar novos negócios nos dias de hoje.

Aquisição de tráfego

Então você gostou do marketing digital, colocou seu primeiro projeto online e agora precisa trazer visitantes para ele. Como fazer isso?

Para gerar acessos no seu site, existem duas opções: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

O orgânico é aquele que não exige pagamento para ser feito. Por exemplo, quando as pessoas chegam até um blog apenas com uma busca pelo Google.

Já o pago é o contrário: uma quantia precisa ser investida para que anúncios e posts sejam impulsionados, alcançando mais pessoas do que o orgânico conseguiria.

E existe um tipo que é melhor? Na verdade não. Tanto o tráfego orgânico quanto o pago têm seus prós e contras e por isso, boa parte das marcas que fazem sucesso na web acabam atraindo visitantes com os dois tipos.

O que é marketing digital

Gerar conversões

Claro que existem estratégias de marketing digital nas quais o mais importante é só aumentar a quantidade de gente acessando um certo endereço da rede. Porém, em boa parte do tempo, o que interessa mesmo é converter esses usuários em clientes.

Em uma estratégia de marketing digital, a conversão de visitantes em clientes é feita com conteúdos que esclarecem as dúvidas e objeções do seu público-alvo. Assim, eles se sentirão mais preparados para comprar o seu produto na hora certa.

Marketing de conteúdo

Através do marketing de conteúdo, um dos braços mais interessantes do marketing digital, sua empresa consegue atrair e conquistar clientes de uma maneira bem mais simples e inteligente do que no marketing tradicional.

Tudo isso através da criação de conteúdos– posts para blogs, ebooks, podcasts, vídeos, etc – que sejam úteis para o usuário e o que o levem a confiar e a se interessar pela sua marca, seus produtos e serviços.

Mas como isso funciona na prática?

Cada cliente até chegar a decisão de compra passa por um processo conhecido como a Jornada do Cliente. Ela é dividida em 4 partes:

1. Aprendizado e descoberta
Sintomas de um problema ou de uma oportunidade são expressados e, por isso, conteúdos educativos como ebooks básicos e tutoriais são acessados;

2. Consideração da solução
O problema ou a oportunidade já são conhecidos e definidos. A busca por conteúdos nessa fase se concentra em entender mais sobre as soluções para o problema ou como aproveitar a oportunidade. Materias como ebooks avançados e guias são os mais recomendados.

3. Decisão de compra
A estratégia da melhor solução foi definida e depoimentos que ajudem a tomar a decisão de qual fornecedor escolher são procuradas em materiais como cases de sucesso e testes gratuitos podem ajudar.

4. Ação
Nessa última etapa, a compra do produto ou serviço é realizada, colocando um fim no problema.

Sabendo dessas etapas é possível construir um conteúdo mais atrativo, no momento ideal para a pessoa certa.

Mídias pagas

Muitas empresas investem em canais pagos para impulsionar suas estratégias de marketing digital sem se tornarem dependentes do tráfego orgânico.

As mídias pagas são aquelas que permitem investir uma quantidade de dinheiro para anunciar um blog ou site para um determinado número de pessoas na internet. Existem vários canais que possuem modalidade de anúncios pagos, como o Facebook, Google, Instagram, alguns aplicativos, etc.

Com a ajuda da mídia paga você pode ganhar tempo e otimizar o investimento da sua estratégia de marketing digital, trazendo um volume maior de visitantes para o seu projeto em poucos dias e realizando testes com sua audiência.

Marketing em redes sociais

Nenhuma estratégia de marketing digital está completa sem um bom planejamento para as redes sociais.

Além de contar com a adesão de um grande número de pessoas, as redes sociais são perfeitas para entender o seu público, aumentar o tráfego do seu site e criar um diálogo sincero com seus seguidores.

Existem diversas redes sociais, e cada uma delas pode contribuir de maneira diferente para sua estratégia. Por isso, é essencial entender suas características, audiência e como elas podem beneficiar seu negócio.

Marketing de email

Mesmo tendo mais de 50 anos de vida, o email continua firme e forte sendo um dos melhores canais do marketing digital. Essa ferramenta consegue atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo, e pode contribuir com sua estratégia para atrair tráfego para o seu site, gerar vendas e fidelizar clientes.

Além disso, o email marketing é o canal que apresenta melhor retorno financeiro. E não é por menos, segundo uma Pesquisa feita que para cada 1 dólar investido em campanhas de email marketing existe um retorno de outros 38 dólares. É muita coisa!

SEOO que é marketing digital

SEO é a otimização para motores de busca, é o processo de otimização de um site para que as pessoas o encontrem com mais facilidade quando realizarem pesquisas sobre determinados temas nos motores de buscas (Google, Yahoo, Bing, etc.).

Esse aprimoramento é possível através de um conjunto de práticas e técnicas que são aplicadas à forma com que você produz o conteúdo para seu site, baseadas na estrutura do seu site, qualidade do seu conteúdo e sua relação com outros sites.

Como aprender marketing digital

Se você buscar na internet, provavelmente irá encontrar muito conteúdo sobre marketing digital. E, é possível aprender bastante sobre o assunto. Porém, é claro que quem quer se profissionalizar ainda mais também pode ficar de olho em cursos específicos para essa área, palestras, e até livros que aprofundem ainda mais no tema.

Só não se esqueça que mesmo com todo conhecimento teórico do mundo, nada será melhor do que colocar em prática aquilo que você já sabe.

Métricas de sucesso

Tão importante quanto criar um projeto de marketing digital é acompanhar seus resultados e ver o que deu certo ou errado pelo caminho.

Por isso, é essencial ficar de olho em algumas métricas que podem indicar o que de fato funcionou ou não, e até mesmo o motivo para o sucesso ou fracasso de uma campanha.

E, essas métricas vão muito além da quantidade de acessos ou de curtidas em um post. É preciso ver quantas leads estão sendo convertidas em clientes, quanto tempo as pessoas estão passando em seu blog, qual tipo de mídia paga tem sido mais eficaz e até com qual tipo de audiência sua mensagem está tendo mais impacto.

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